RESERVAS pelo Whatsapp:  (11) 97208-9145,
Telefones:  (11) 3217-9800 e (11) 3672-2955 ou
E-mail: [email protected]
RESERVAS pelo Whatsapp:  (11) 97208-9145,
Telefones:  (11) 3217-9800 e (11) 3672-2955 ou
E-mail: [email protected]

Balneário Municipal de Águas de Lindóia

Inaugurado da década de 50, o Balneário Edison Brasil Tozzi Rizzo tem projeto arquitetônico de Oswaldo Arthur Bratke, considerados um dos maiores arquitetos do século XX, paisagismo de Roberto Burle Marx e mosaicos de Lívio Abramo. Seu belo prédio foi por muito tempo o cartão postal da cidade.

O Balneário é parte importante da história da cidade e foi construído exatamente sobre as fontes de água quente que atraíram o interesse do médico italiano Dr. Francisco Tozzi. Após vários estudos, o Dr. Tozzi chegou à conclusão que as águas possuíam propriedades médicas e que podiam ser usadas como tratamento para cálculos renais, eczemas, ácido úrico, cefaleia e problemas circulatórios. Com o conhecimento científico adquirido, Dr. Tozzi conseguiu fazer com que as águas termais de Águas de Lindóia fossem conhecidas mundialmente, conseguindo até mesmo atrair a atenção e a visita de Madame Curie, Prêmio Nobel de Química, que também constatou as propriedades terapêuticas das águas. Após o falecimento do Dr. Tozzi, seu genro, Dr. Vicente Rizzo, conseguiu com o Governo do Estado de São Paulo a lei que criou a Estância Hidromineral de Lindóia, iniciando a construção do Balneário em 1954.

Inaugurado em 01 de novembro de 1959, suas piscinas são abastecidas com água mineral da melhor qualidade que é renovada constantemente. Além disso, as aguas do Balneário são realmente azuis devido à grande quantidade de oxigênio.

O Balneário é referência no Brasil no uso de águas termais para tratamento de enfermidades. Mas além dos banhos terapêuticos nas reconhecidas águas com propriedades medicinais, o Balneário oferece também relaxamento através de vários tipos de massagens, e opções de lazer em suas piscinas e tobogãs. São mais de 30 opções para os visitantes.

Uma curiosidade sobre a água termal de Águas de Lindóia: cogita-se que ela tenha feito parte da missão Apollo 11 que levou o homem à Lua. A prova seria a segunda via de uma Nota Fiscal de 02 de abril de 1969 que demonstra a venda de 100 unidades de meio litro de água para a “Missão M. Americana”. Essa nota mostra a saída da carga do Aeroporto Santos Dumont com destino ao Cabo Kennedy, hoje Cabo Canaveral, na Flórida que é o centro de lançamento da Nasa. Não se tem certeza sobre o real uso da água, mas a Nota está bem guardada em uma das salas do Balneário.

Águas de Lindóia faz parte do Circuito das Águas Paulistas e é conhecida como a Capital Termal do Brasil. É a cidade onde o tempo passa num ritmo diferente, ideal para o descanso e relaxamento.

Pin It on Pinterest